top of page

A vida que tem levado

  • Psicóloga Talyta Paitra (CRP 12/15580)
  • 16 de dez. de 2017
  • 1 min de leitura

No momento atual, uma das práticas mais comuns é a de reclamar no Facebook, Twitter e outras redes sociais. Quando não nelas, toda reunião de grupo seja para festejar ou seja para negócios, sempre tem alguém que "adora" reclamar. Reclama do trabalho, da vizinha, dos pais, do namorado, da amiga... sem perceber sua responsabilidade sobre o que reclama.

Seja como for, você é o responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou. Como nos diz Paulo Vieira, "A vida que você tem levado é absolutamente mérito seu, seja pelas suas ações conscientes ou inconscientes, pela qualidade de seus pensamentos, comportamentos e palavras. Seja até mesmo pelas crenças que se permite ter."

Quem permanece numa situação é você, quem não da um basta é você. Muitas das vezes, numa tentativa de evitar maiores conflitos do que os já existentes, medo de arrependimentos e outras questões subjetivas, fazem com que as pessoas continuem no mesmo ciclo de reclamações e problemas.

Obviamente que algumas situações não podem ser evitadas ou previstas, mas o que você faz com elas quando elas acontecem é que determina o futuro da circunstância e se maiores ou menores problemas virão. Você até pode responsabilizar alguém pelas atitudes dela, mas, a pessoa responsável pelos sentimentos que são gerados por essa atitude e também, pelas suas atitudes geradas pelas atitudes do outro, são responsabilidade sua.

Assim, se você é responsável pela sua vida, é você que pode mudá-la.

O que você está esperando para mudar a sua?

Comentários


Talyta Laila Paitra

Psicóloga

CRP 06/97888

Receba textos e novidades por e-mail!

 Psicóloga Talyta Laila Paitra. Seja bem-vindo (a) para retornar.

bottom of page