Não consigo dizer NÃO!
- Psicóloga Talyta Paitra (CRP 12/15580)
- 24 de set. de 2017
- 1 min de leitura
“Você pode fazer isso pra mim?” “Você pode cuidar dos meus filhos nesse final de semana?” “Você pode me emprestar dinheiro?” “Posso ir na sua casa?” “Vamos sair hoje?” “Você pode terminar isso pra mim?”
Para quantas dessas perguntas e muitas outras você não soube dizer não?
É muito comum encontrar pessoas que chegam na psicoterapia e até mesmo conhecidos que relatam a dificuldade de dizer não para as outras pessoas. Desde o ambiente de trabalho, às relações mais íntimas, essa dificuldade bate na porta.
O que lhe faz dizer não para você mesmo, para seus objetivos, suas metas e valores pessoais, para dizer sim ao outro? Medo de magoar? Medo de não ser amado? Evitar uma discussão? Permanecer em um grupo? Ser reconhecido?
Dizer sim acaba por muitas vezes sendo algo cômodo, evita conflitos, desagrados e até mesmo a culpa.
Porém, assim como a maior parte das coisas na vida, torna-se importante para nossa saúde mental encontrar um equilíbrio nas relações. Dizer sim o tempo todo é cansativo, cansa carregar uma carga que nem sua não é, porém, que você aceitou dividi-la. Impedir-se de carregar essas cargas, não significa dizer não para tudo o que você não quer fazer, então, a flexibilidade e autopercepção são as melhores companheiras para decidir se a melhor resposta é um sim, ou um não.

Se reconheceu? Lembrou de alguém com dificuldade para dizer não? Compartilhe
Comentários